quarta-feira, 23 de maio de 2018

As portas da percepção


O olhar representa o sentido mais importante, pelo menos para mim e para muitos artistas. O sentido da visão é estimulado sempre e enquanto estamos acordados, sendo nossa janela, nossa percepção do mundo. Olhar que a cada dia temos que deixar mais aberto e atento às mudanças. Olhar que deve ser cristalino, sempre consciente e sereno. Discordo do livro As Portas da Percepção (The Doors of Perception), de Aldous Huxley escrito em 1954, cujo título foi inspirado em uma frase de William Blake: “Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito”. O conceito de Huxley estimulava experiências alucinatórias com drogas, como a Mescalina utilizada por muitos artistas da época com o intuito de “limpar” as portas da percepção. O meu conceito é diferente, devemos limpar as portas da nossa percepção de forma consciente, através do autoconhecimento. Com as minhas " Portas da Percepção " busco a lucidez, a criatividade cristalina e o talento como inspiradores da arte de uma maneira pura. Pois, diante dos nossos sentidos só nos restam os sonhos.
Existem outras maneiras mais saudáveis de abrir essas portas, como a meditação, a contemplação da natureza, o relaxamento e os jejuns. É exatamente fechando os olhos, afastando-se dos estímulos sensoriais (sons, cheiros, estímulos táteis) que podemos focar mais na essência das coisas. Para depois fazer a interpretação e a transmutação do interior para o exterior, abrindo assim as portas da percepção sem distorções. Pois, transformar não necessariamente implica em deformar. O mais importante no entanto, é nunca trancar as portas. Deixar o fluxo das informações fluir, deixar a passagem livre. Pois, um dia essa passagem será definitiva.

Isaac Furtado

Arte: Painel “As Portas da Percepção” é formado por quatro partes semelhantes à portas, com o total de 2.20/2.20m. Tinta Acrílica sobre madeira. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário